Como tirar manchas do rosto


  

As manchas que surgem no rosto podem ser antigas ou recentes e ocasionadas por diversas situações. Confira algumas dicas de como cuidar da pele e tirar as indesejáveis manchas.

Existem várias situações que provocam o surgimento de manchas no rosto, seja por uma gravidez, manchas ocasionadas pelo sol, acne ou melasma.

E como existem vários motivos, consequentemente, há várias soluções que podem ser utilizadas para remover as manchas do rosto, desde remédios e máscaras caseiras até o uso de pomadas e tratamentos estéticos.

Além da causa da mancha, para escolher um tratamento é necessário analisar o tempo em que a mancha está na sua pele. Manchas que possuem menos de um ano são mais fáceis de serem removidas, podendo ser tratadas com simples cremes ou então receitas caseiras.

Porém, se a mancha está presente a mais de um ano, o paciente deverá buscar auxílio de um dermatologista para definir qual tratamento é o mais eficaz para solucionar esse problema.

Como tirar manchas do rosto: manchas recentes

As manchas recentes são mais fáceis de serem removidas, e para isso podem ser utilizados pomadas e cremes encontrados em farmácias. Essas manchas repentinas e mais escuras podem ser causadas por acne, queimadura ou então alta exposição ao sol.

Acne

Para manchas causadas por acne é indicado o uso de leite de colônia ou então leite de rosas. Eles irão ajudar a limpar a sua pele e a remover qualquer tipo de impureza trabalhando como um desinfetante.

Além disso, eles podem ser utilizados como um preventivo já que eles secam as espinhas evitando que essas causem manchas novas e deixa a pele mais uniforme.

Queimaduras ou exposição ao sol

Quando as manchas são causadas por queimaduras ou então pela alta exposição ao sol, é indicada a utilização de uma loção clareadora. Essa loção também é muito eficaz para o clareamento de manchas causadas por catapora e pode ser utilizada diariamente.

Existem também cremes clareadores, porém eles são mais gordurosos, então não devem ser utilizados por pessoas que já possuem a pele oleosa, para evitar o surgimento de espinhas.

Alternativas para remover manchas recentes

Além das duas opções citadas acima há algumas alternativas que podem ser utilizadas para evitar as manchas, as pomadas cicatrizantes, por exemplo, ajudam quando o problema são espinhas.




Elas cicatrizam a ferida, evitando que fique em alto relevo e as deixam mais próximas ao tom da pele, evitando, assim, o surgimento de novas manchas.

Outra mistura utilizada para clarear a pele é a água oxigenada misturada com o bicarbonato de sódio. Porém, essa mistura não é aconselhada, por causar irritações na pele de algumas pessoas. Outro ponto negativo dessa mistura caseira, é que o seu efeito é de curto prazo, ou seja, ela clareia a mancha, porém depois de um determinado período ela volta a aparecer.

Como tirar manchas do rosto: manchas antigas

Quando as manchas ultrapassam um ano, fica mais complicado realizar seu clareamento. Por esse motivo é indicado que a pessoa procure um dermatologista para que ele possa indicar qual o melhor tratamento para ela.

É importante que na composição das pomadas e remédios utilizados para realizar o clareamento das manchas, estejam presentes Hormoskin, Hidroquinona, Ácido retinóico ou ácido kójico, Vitanol-A, Klassis, Hidropeek.

Geralmente, esses produtos só podem ser utilizados no máximo duas vezes ao dia, para que a mancha não se agrave. Antes de aplicá-los é necessário ter alguns cuidados com a pele, deve caprichar na limpeza, retirar todas as impurezas.

É importante passar os remédios somente no local da mancha. Além disso, é importante cuidar das espinhas que surgirem, para evitar que novas manchas apareçam.

Para quem deseja clarear e deixar a pele sempre lisa e bem cuidada, é importante que seja realizada, ao menos 1 vez ao mês, uma limpeza profunda de pele com um profissional esteticista.

Além desses cuidados, é fundamental que a pele esteja sempre bem cuidada todos os dias, utilizando produtos específicos como sabonetes esfoliantes, cremes de limpeza, gel hidratante e protetor solar, ajudando a evitar manchas novas e clarear as antigas.

Por Isabela Pierini dos Santos

Creme no rosto


Leave your comment