Como Cuidar de Cabelos Com Química


  

Os cabelos com química exigem muitos cuidados. Confira as dicas de como tratá-los corretamente.

Fazer uma escova progressiva ou simplesmente mudar a cor das madeixas são procedimentos comuns para muitas mulheres, mas que podem detonar o cabelo, o que se deve à química que eles possuem.

Você está sentindo que os seus fios estão quebradiços, sem brilho e fracos? Confira abaixo dicas de como tratar os cabelos com química:

1. Siga as instruções do cabeleireiro

Todas as químicas possuem cuidados específicos, logo é importante que você siga as instruções de cuidados e produtos para manutenção do procedimento químico realizado nos seus fios. A lavagem do cabelo quimicamente tratado deve ser especial, recomenda-se iniciar massageando a raiz, o que ajuda a manter a oleosidade natural e aplicar o condicionador três dedos abaixo da raiz.

2. Use shampoo com pH neutro

Um dos cuidados importantes com os cabelos com química é usar shampoo com pH neutro e sem corante, isso é válido principalmente para os fios que passaram por uma escova progressiva com formol. Não é indicado usar shampoos para cabelos ressecados, danificados ou anti-resíduos de limpeza profunda, visto que eles aceleram a retirada da química das madeixas, diminuindo a durabilidade do tratamento químico. Em se tratando dos cabelos pintados, você pode usar produtos específicos para fios tingidos, que fazem a coloração durar mais.

3. Aplique um leave-in com proteção térmica

Se você costuma secar o cabelo com secador, indica-se passar um leave-in, ou seja, sem enxágue e com proteção térmica, que protege os fios do calor e evita que o produto químico seja retirado da extensão do cabelo, além impedir que ele queime e fique ressecado.

4. Não durma com o cabelo molhado

Depois de tomar banho é indicado secar as madeixas com o secador ou naturalmente, pois não é recomendado dormir com os fios molhados, isso altera a estrutura dos fios. As consequências podem ser ainda piores se você dormir com o cabelo molhado e preso, ele fica mais elástico em decorrência da química, podendo se quebrar facilmente e ficar marcado.

5. Hidrate com frequência




A química fragiliza o seu cabelo, deixando ele mais sensível e vulnerável por causa da perda de nutrientes. Por isso, é importante repor os nutrientes perdidos durante os processos químicos, isso pode ser feito por meio da hidratação, que pode ser realizada tanto em casa quanto no salão de cabeleireiro. Crie o hábito de hidratar os fios, pelo menos, a cada quinze dias. Invista em cremes hidratantes e vitaminas que devolvam a força e vitalidade do cabelo.

6. Faça selagem capilar

O seu cabelo passou por uma química muito forte e ficou muito danificado? Nesse caso, o mais indicado é fazer uma selagem capilar, que é uma hidratação mais profunda e intensa para recuperar os seus fios. Esse procedimento é realizado com queratina e visa fechar as cutículas do cabelo, possibilitando que ele se torne mais forte e resistente, e recupere a sua saúde natural.

7. Evite temperaturas excessivamente altas

A temperatura excessivamente alta da chapinha ou do secador faz mal para qualquer tipo de cabelo, podendo ser ainda mais prejudicial para aqueles que são tratados quimicamente. Antes de submeter o cabelo ao calor, o ideal é usar produtos térmicos que o protegem dos danos causados por esse processo.

8. Respeite o tempo entre as químicas

Um dos cuidados mais importantes com o cabelo com química é justamente não colocar outra química em cima dos fios antes do tempo recomendado pelo cabeleireiro. Por exemplo, se você fez progressiva, é preciso esperar entre dois e três meses para poder pintar o cabelo, do contrário há um grande risco de ele ficar extremamente frágil, quebrar e até mesmo cair. Espere os fios se recuperarem de um processo químico para dar início a outro.

Por Simone Leal

Cabelo com química

Foto: Divulgação


Leave your comment