Remover Maquiagem Corretamente – Como Fazer


  

Saiba como remover a maquiagem e cuidar da pele.

Sabemos que remover a maquiagem antes de dormir é um passo fundamental para manter a pele saudável. Durante o sono ocorre a reparação e a desintoxicação da pele, é durante a noite que ocorre liberação de toxinas, neutralização de radicais livres e consequentemente a revitalização da pele.

Dormir de maquiagem obstrui os poros, o que faz com que a pele fique mais oleosa e pode causar o surgimento de cravos e espinhas, os poros ficam obstruídos e por isso o sebo não é expelido como deveria. Além da pele, outro prejudicado são os cílios, pois dormir com a máscara de cílios pode causar a quebra dos mesmos e um possível ressecamento.

Para realizar a limpeza da pele existem no mercado diversos produtos, porém é bom tomar cuidado com produtos que possuem muito álcool na composição, isso faz com que a pele acabe ressecada, com os poros mais abertos e pode ocorrer irritação na região dos olhos.

Para iniciar essa limpeza o ideal é usar um demaquilante de acordo com cada tipo de pele. No mercado temos duas opções de demaquilante, o bifásico e o comum. O bifásico tem óleo e água em sua composição, é ideal para retirar maquiagens mais pesadas e a prova d’água, como batons de alta duração e máscara de cílios a prova d’água, pois através dessa composição a maquiagem “desgruda” com mais facilidade. O produto pode ser usado também por pessoas com pele mais sensível e sua formulação permite que a maquiagem seja removida com facilidade, sem muito atrito. Pessoas com pele oleosa não precisam ficar inseguras de usar o produto por conter óleo, o demaquilante bifásico é indicado para todos os tipos de pele. Os demais demaquilantes podem ter várias texturas, com loção, líquido ou creme.

Outra opção para limpar a pele é a água micelar. Ela remove as impurezas e a maquiagem da pele sem causar irritação. São indicadas também para peles sensíveis, pois em sua fórmula não contem álcool, parabenos e conservantes. O produto possui moléculas polares e moléculas apolares que absorvem a sujeira e a oleosidade da pele. É importante lembrar que se a maquiagem for muito pesada o ideal é usar o demaquilante bifásico.

O azeite de oliva e o óleo de coco além de fazer muito bem para a pele, também são ótimos demaquilantes, inclusive removem maquiagem a prova d’água, basta aplicar mais ou menos uma colher de sopa no rosto e massagear a pele, após isso retire o óleo do rosto com uma toalha de microfibra que esteja úmida. Pessoas com pele oleosa também não precisam fugir desse método, pois são óleos naturais, 100% vegetais, que não vão causar oleosidade na pele. Os óleos vegetais funcionam para retirar a maquiagem, pois se ligam a pele de forma apolar e “puxam” a sujeira da pele.




Na hora de retirar a maquiagem os olhos devem ter atenção especial, principalmente se a máscara for à prova d’água, se ela não for removida de forma adequada, pode ocorrer a queda dos cílios.

Após a remoção da maquiagem com o demaquilante, o próximo passo para a limpeza é lavar o rosto com um sabonete ideal para cada tipo de pele. O rosto deve ser enxaguado em água fria, para que ocorra o fechamento dos poros e para ativar a circulação.

Depois de lavar o rosto com o sabonete adequado o passo final para completar a limpeza da pele é o tônico. Para pessoas com pele oleosa o ideal é o tônico adstringente que tem propriedades para limpar e controlar a oleosidade, já para quem tem a pele seca o tônico hidratante ou só tônico, é a melhor opção, pois ele irá limpar a pele, sem agredir e ainda vai deixar a pele hidratada. Para ambos os tipos de pele o tônico deve ser livre de álcool para não causar irritação e ressecamento.

Depois disso basta aplicar um hidratante ideal para cada tipo de pele, um hidratante para a região dos olhos e nunca se esquecer do filtro solar. Uma vez por semana deve se utilizar também o esfoliante, que remove as células mortas e ajuda na limpeza da pele, máscaras de argilas, principalmente a argila verde, uma ou duas vezes por semana também auxilia na manutenção da limpeza da pele.

Por Rosângela Rodrigues

Remover maquiagem


Leave your comment